ENTROncamentos SONoros 1
Jamary Oliveira - "ITERAÇÕES"

ORQUESTRA FITA NARRADOR PROJEÇÃO SPOT 1 SPOT  2
 [regida ao vivo] [soando nas caixas de som] [mesa com luz] [slides no telão] [narrador] [orquestra + regente]
  público   oliveira_estrelas.jpg (79620 bytes) escurecendo
[ > ... ]
escurecendo
[ > ... ]
      oliveira_folha.jpg (25092 bytes)
Folha
   
 
<bgsound src="audio/coracao.mp3" loop=1> coração
[continua até  telefone]
  oliveira_folhas01.jpg (61216 bytes) [ ... ] [ ... ]
      oliveira_folhas03.jpg (55112 bytes) [ ... ] [ ... ]
 
<bgsound src="audio/bebechorando.mp3" loop=1> + bebé chorando
[continua até o diminuendo] 
  oliveira_pele.jpg (43176 bytes)
oliveira_multidao01.jpg (75228 bytes)
[ ... ] [ ... ]
      oliveira_multidao02.jpg (80156 bytes) [ ... ] [ ... ]
      oliveira_multidao03.jpg (83340 bytes) [ ... ] [ ... ]
  dim. [bebé chorando]    oliveira_perolas.jpg (32740 bytes) [ ... > ] [ ... > ]
  "iterações...ões...ões...ões..."   oliveira_iteracoes.jpg (25820 bytes)
1. "ITERAÇÕES"
escuro escuro
    "Todas as manifestações vitais e todas as linguagens têm como base a repetição"   [ < ...  ]  
  (coração cresc.)     [ ... > ]  
 
<bgsound src="audio/fonosinalocupado.mp3" loop=0> telefone toca
sinal ocupado
  telefone01.jpg (33280 bytes)
2. Telefone [*]
   
 
<bgsound src="audio/fonovelhocampainha.mp3" loop=0>toca de novo
sinal de chamar
  telefone00.jpg (29864 bytes)
[*]
   
       oliveira_parafusos.jpg (61520 bytes)    
    "a repetição mecânica é invariável e monótona"   [ < ... > ]  
 
<bgsound src="audio/maquina.wav" loop=1>máquina
  linotipo01.jpg (53048 bytes)
3. Máquina [*]
   
      oliveira_maquina1.jpg (49184 bytes)    
      oliveira_maquina2.jpg (46956 bytes)    
      oliveira_maquina3.jpg (60720 bytes)    
    "a repetição natural nunca é 100% idêntica" [ ... ]  [ < ... > ]  
 
<bgsound src="audio/cigarras.mp3" loop=0> cigarras
  oliveira_cigarra.jpg (58220 bytes)
4. Cigarras
   
 
<bgsound src="audio/ondas.mp3" loop=0>ondas do mar
  mar01.jpg (34572 bytes)
5. Mar [*]
   
      mar02.jpg (25232 bytes)
[*]
   
tocar < pg. 1 - 2 ... 1 - 2 >   oliveira_quadro_I.jpg (63552 bytes)
6. Quadro I
  orquestra
[ < ... ]
... 3 - 5 >     oliveira_partituraB.jpg (43940 bytes)   [ ... > ]
    "há repetições em todas as artes; da maneira de variá-las depende a sua força." oliveira_carrossel01.jpg (35196 bytes) narrador
[ < ... ]
 
acorde (p)     oliveira_carrossel03.jpg (33624 bytes) [ ... ]  
    "Este acorde é composto dos seguintes sons:" oliveira_carrossel02.jpg (27536 bytes) [ ... > ]  
Cb (pg. 19)     oliveira_contrabaixo.jpg (25068 bytes)
7. Contrabaixo
   
Cello (pg. 19)     8. Cello    
Trompa (pg. 19)     oliveira_trompa.jpg (36268 bytes)
9. Trompa
   
Trompete (pg. 19)     10. Trompete    
Clarineta (pg. 19)     oliveira_clarineta.jpg (26708 bytes)
11. Clarineta
   
Flauta (pg. 19)     12. Flauta    
pg. 19 ...   "Contrabaixo, violoncelo, trompa, trompete, clarineta e flauta tocam simultâneamente" 13. Acorde    
...     14. Acorde a)    
...     15. Acorde b)    
...     16. Acorde c)    
...     17. Acorde d)    
...     18. Acorde e)    
... pg. 20 até G     19. Acorde f)    
    "e mais tarde"      
pg. 21 ...     20. Acorde g)    
...     21. Acorde h)    
...     22. Acorde  i)    
...     23. Acorde k)    
...     24. Acorde l)    
...     25. Acorde m)    
... até H     26. Acorde n)    
    "a combinação de várias iterações pode soar oliveira_partituraL.jpg (42964 bytes)    
  K > assim" oliveira_ceramicapop.jpg (36284 bytes)
27. Cerámica pop.
   
K - Cb e Cello + (5 comp.)     oliveira_bombeiros.jpg (24704 bytes)
oliveira_brinquedo04.jpg (31936 bytes)

oliveira_brinquedo2.jpg (31972 bytes)

28. Bombeiros de crianças
   
K - Trompa e Trompete + (5 comp.)     oliveira_brinquedo03.jpg (36072 bytes)
29. Carroussel
   
K - Clarineta e Flauta + (5 comp.)     oliveira_partituraK.jpg (44040 bytes)
30. Comb.
   
K - Todos (sem piano) até L   "eis uma outra combinação: cada instrumento toca precipitações sonoras que, [ ... ]    
    pouco a pouco se tornam menores até restarem somente oliveira_quadro_II.jpg (65768 bytes)
31. Quadro II
   
  B até C < ' as notas iniciais insistentes" [ ... ]    
C - Flauta     [ ... ]   orquestra
[ < ... ]
C - Clarineta     [ ... ]   [ ... ]
C - Trompete     [ ... ]   [ ... ]
C - Trompa     [ ... ]   [ ... ]
C - Violoncelo     [ ... ]   [ ... ]
C - Contrabaixo     [ ... ]   [ ... ]
C - Piano     [ ... ]   [ ... ]
C - Todos até D     [ ... ]   [ ... > ]
    "a repetição insistente pode causar estado eufórico ou até transe." [ ... ] [ < ... > ]  
 
<bgsound src="audio/cantocaboclo.mp3" loop=0> candomblé
  candomble03.jpg (36475 bytes)
33. Candomblé [*]
   
    "A repetição obstinada também pode empolgar pela dramaticidade ou alegria que transmite." oliveira_palha.jpg (48748 bytes)    
 
<bgsound src="audio/chico%20buarque%20construcao.mp3" loop=0> Construção [Chico Buarque]
  oliveira_quadro_1.jpg (50692 bytes)    
      oliveira_quadro_2.jpg (55408 bytes)    
      oliveira_quadro_3.jpg (43264 bytes)    
      oliveira_telhado.jpg (55628 bytes)    
    "ela pode também alienar" [ ... ]    
 
<bgsound src="audio/santosreis.mp3" loop=0> Santos Reis
  [*]    
    "a propaganda se vale da repetição implacável para apelar com sutileza ou vencer pelo cansaço" mumu_mococa.jpg (16920 bytes)
MuMu [*]
   
  < colagem   [ ... ]    
  propagandas   [ ... ]    
  sonoras >   [ ... ]    
 
<bgsound src="audio/cachorro.mp3" loop=0>Cachorro: "au au au"
"até o latir do cão parece mais natural e menos incomodativo"      
  "au au au"        
    "colocando uma seqüência de latidos em fita sem fim acontece algo angustiante:"      
 
<bgsound src="audio/cachorroloop.wav" loop=1>auauauauauauau [em looping]
  oliveira_loopin.jpg (70540 bytes)
 Gravador em looping
   
  auauauauauauau [ ... ] "parece que o cachorro não respira mais." [ ... ]    
  auauauauauauau [ ... > ] "Um truque mecânico o transformou numa máquina de latir." [ ... ]    
    "A respiração divide o discurso em frases; as frases tornam a linguagem inteligível."      
    "Frases cristalizadas e entendidas podem ser variadas ao bel prazer."      
 
<bgsound src="audio/batmacumba.mp3" loop=0>Gil: Batmacumba
       
    "A seguinte melodia:      
    [toca melodia]      
    é distribuída entre todos os instrumentos."      
F - 3 comp.          orquestra
[ < ... ]
    Reduzida para um só instrumento, é menos rica, porém, mais fácil de seguir"     [ ... ]

<bgsound src="audio/melodiaflauta.mp3" loop=0> Flauta solo
   
[*]
  [ ... ]
    "e agora, uma variante da mesma melodia. Primeiro, executado por um só instrumento, reduzida, depois, por  todos os instrumentos."     [ ... ]

<bgsound src="audio/melodiaclarinete.mp3" loop=0> Clarineta solo
   
[*]
  [ ... ]
Todos - pag. 20         [ ... ]
    "as primeiras quatro notas da melodia"     [ ... ]

<bgsound src="audio/vl_tpt_cl_hn_fl.mp3" loop=0> Celo, Trompete, Clarineta, Flauta, Trompa.
   
(ver 13 [e seguintes] ) [*]
  [ ... ]
    "mais a nota do contrabaixo"     [ ... ]

<bgsound src="audio/Cbaixo.mp3" loop=0>Contrabaixo
   
[*]
  [ ... ]
    "formam o acorde que já conhecemos"     [ ... ]

sust[entam]. acorde ppp ...
        [ ... ]
[ ... ]   "mais tarde violoncelo e contrabaixo voltam novamente à melodia"   [ < ... ] [ ... ]
Letra I       [ ... ] [ ... > ]

 

  "a estrutura desta música se baseia na iteração. A variação está muitas vezes nos timbres e na dinâmica, intensidade" oliveira_quadro_III.jpg (57820 bytes)
Quadro III
[ ... ]  
E - até 17     [ ... ] [ ... ] [ < ... ]
    "na extensão das iterações: repetição por acréscimo." [ ... ] [ ... ] [ ... ]
J até K     [ ... ] [ ... ] [ ... > ]
    "o contraste neste trecho é o contraponto do violoncelo" [ ... ] [ ... ]  
    "e no final" [ ... ] [ ... ]  
  K ppp < "a reminiscência no piano, aparentemente, contra a acomodação repetitiva" [ ... ] [ ... ]  
  L > ppp "dos demais." [ ... ] [ ... > ]  
afinar   [desliga a luz da mesa] 37. Iterações 
de Jamary Oliveira
(slide duplo)
   
[ ... ]     38. Executantes:
----------
----------
----------
----------
(slide duplo)
  [ < ... ]
[ ... ]     [fotografia slides: Djalma Correia]   [ ... ]
Tocar a peça 
inteira  15 '
        [ ... ]
          [ ... > ]
[ FIM ] [ FIM ] [ FIM ] [ FIM ] [ FIM ] [ FIM ]
 

 

NOTA 1: indicações entre colchetes [ ] são acréscimos não presentes no manuscrito.      
 

 

NOTA 2: As imagens que apresentam um asterisco entre colchetes [*] não são as originais. Foram incluidas em substituição das imagens não localizadas.       
    NOTA 3: A Fita não foi localizada, sendo todos os arquivos de som desta apresentação, um acréscimo nosso para permitir se ter uma idéia menos incompleta do evento.      
           
           
           

Edição e design desta página: Maurício Falcão Santana, 2003-2004.
Esta página foi criada em 15 de Setembro de 2003 e atualizada no Sábado, 24 de Abril de 2004