ORQUESTRA
FITA
NARRADOR
PROJEÇÃO
SPOT 1
SPOT 2
[regida ao vivo]
[soando nas caixas de som]
[mesa com luz]
[slides no telão]
[narrador]
[orquestra + regente]
público
escurecendo
[ > ... ]
escurecendo
[ > ... ]
Folha
coração
[continua até telefone]
[ ... ]
[ ... ]
[ ... ]
[ ... ]
+ bebé chorando
[continua até o diminuendo]
[ ... ]
[ ... ]
[ ... ]
[ ... ]
[ ... ]
[ ... ]
dim. [bebé
chorando]
[ ...
> ]
[ ...
> ]
"iterações...ões...ões...ões..."
1. "ITERAÇÕES"
escuro
escuro
"Todas as manifestações vitais e
todas as linguagens têm como base a repetição"
[
< ... ]
(coração cresc. )
[ ... >
]
telefone toca
sinal ocupado
2. Telefone [*]
toca de novo
sinal de chamar
[*]
"a repetição mecânica é invariável
e monótona"
[
< ... > ]
máquina
3. Máquina [*]
"a repetição natural nunca é 100% idêntica"
[ ... ]
[
< ... > ]
cigarras
4. Cigarras
ondas do mar
5. Mar [*]
[*]
tocar < pg. 1 - 2 ...
1 - 2 >
6. Quadro I
orquestra
[ < ... ]
... 3 - 5 >
[
... > ]
"há repetições em todas as artes; da
maneira de variá-las depende a sua força."
narrador
[ < ... ]
acorde (p )
[
... ]
"Este acorde é composto dos seguintes
sons:"
[
... > ]
Cb (pg. 19)
7. Contrabaixo
Cello (pg. 19)
8. Cello
Trompa (pg. 19)
9. Trompa
Trompete (pg. 19)
10. Trompete
Clarineta (pg. 19)
11. Clarineta
Flauta (pg. 19)
12. Flauta
pg. 19 ...
"Contrabaixo, violoncelo, trompa,
trompete, clarineta e flauta tocam simultâneamente"
13. Acorde
...
14. Acorde a)
...
15. Acorde b)
...
16. Acorde c)
...
17. Acorde d)
...
18. Acorde e)
... pg. 20 até G
19. Acorde f)
"e mais tarde"
pg. 21 ...
20. Acorde g)
...
21. Acorde h)
...
22. Acorde
i)
...
23. Acorde k)
...
24. Acorde l)
...
25. Acorde m)
... até H
26. Acorde n)
"a combinação de várias iterações
pode soar
K >
assim"
27. Cerámica pop.
K - Cb e Cello + (5 comp.)
28. Bombeiros de crianças
K - Trompa e Trompete + (5 comp.)
29. Carroussel
K - Clarineta e Flauta + (5 comp.)
30. Comb.
K - Todos (sem piano) até L
"eis uma outra combinação: cada
instrumento toca precipitações sonoras que,
[ ... ]
pouco a pouco se tornam menores até
restarem somente
31. Quadro II
B até C < '
as notas iniciais insistentes"
[ ... ]
C - Flauta
[ ... ]
orquestra
[ < ... ]
C - Clarineta
[ ... ]
[
... ]
C - Trompete
[ ... ]
[
... ]
C - Trompa
[ ... ]
[
... ]
C - Violoncelo
[ ... ]
[
... ]
C - Contrabaixo
[ ... ]
[
... ]
C - Piano
[ ... ]
[
... ]
C - Todos até D
[ ... ]
[
... > ]
"a repetição insistente pode causar
estado eufórico ou até transe."
[
... ]
[
< ... > ]
candomblé
33. Candomblé [*]
"A repetição obstinada também pode
empolgar pela dramaticidade ou alegria que transmite."
Construção [Chico Buarque]
"ela pode também alienar"
[ ... ]
Santos Reis
[*]
"a propaganda se vale da repetição
implacável para apelar com sutileza ou vencer pelo cansaço"
MuMu [*]
< colagem
[ ... ]
propagandas
[ ... ]
sonoras >
[ ... ]
Cachorro: "au au au"
"até o latir do cão parece mais
natural e menos incomodativo"
"au au au"
"colocando uma seqüência de latidos
em fita sem fim acontece algo angustiante:"
auauauauauauau
[em looping]
Gravador em looping
auauauauauauau
[ ... ]
"parece que o cachorro não respira
mais."
[ ... ]
auauauauauauau
[ ... > ]
"Um truque mecânico o transformou numa
máquina de latir."
[ ... ]
"A respiração divide o discurso em
frases; as frases tornam a linguagem inteligível."
"Frases cristalizadas e entendidas
podem ser variadas ao bel prazer."
Gil: Batmacumba
"A seguinte melodia:
[toca melodia]
é distribuída entre todos os
instrumentos."
F - 3 comp.
orquestra
[ < ... ]
Reduzida para um só instrumento, é menos
rica, porém, mais fácil de seguir"
[
... ]
Flauta solo
[*]
[
... ]
"e agora, uma variante da mesma
melodia. Primeiro, executado por um só instrumento, reduzida, depois,
por todos os instrumentos."
[
... ]
Clarineta solo
[*]
[
... ]
Todos - pag. 20
[
... ]
"as primeiras quatro notas da
melodia"
[
... ]
Celo, Trompete, Clarineta, Flauta, Trompa.
(ver 13 [e seguintes] ) [*]
[
... ]
"mais a nota do contrabaixo"
[
... ]
Contrabaixo
[*]
[
... ]
"formam o acorde que já
conhecemos"
[
... ]
sust[entam]. acorde ppp ...
[
... ]
[ ... ]
"mais tarde violoncelo e contrabaixo
voltam novamente à melodia"
[ <
... ]
[
... ]
Letra I
[
... ]
[ ... >
]
"a estrutura desta música se baseia na
iteração. A variação está muitas vezes nos timbres e na dinâmica,
intensidade"
Quadro III
[
... ]
E - até 17
[ ... ]
[
... ]
[ <
... ]
"na extensão das iterações: repetição
por acréscimo."
[ ... ]
[
... ]
[
... ]
J até K
[ ... ]
[
... ]
[ ... >
]
"o contraste neste trecho é o
contraponto do violoncelo"
[ ... ]
[
... ]
"e no final"
[ ... ]
[
... ]
K ppp <
"a reminiscência no piano,
aparentemente, contra a acomodação repetitiva"
[ ... ]
[
... ]
L > ppp
"dos demais."
[ ... ]
[ ... >
]
afinar
[desliga a luz da mesa]
37. Iterações
de Jamary Oliveira
(slide duplo)
[ ... ]
38. Executantes:
----------
----------
----------
----------
(slide duplo)
[ <
... ]
[ ... ]
[fotografia slides: Djalma
Correia]
[
... ]
Tocar a peça
inteira 15 '
[
... ]
[ ... >
]
[
FIM ]
[
FIM ]
[
FIM ]
[
FIM ]
[
FIM ]
[ FIM ]
NOTA 1: indicações entre colchetes [ ] são acréscimos
não presentes no manuscrito.
NOTA 2: As imagens que apresentam um asterisco entre
colchetes [*] não são as originais. Foram incluidas em substituição
das imagens não localizadas.
NOTA 3: A Fita não foi localizada, sendo
todos os arquivos de som desta apresentação, um acréscimo nosso para
permitir se ter uma idéia menos incompleta do evento.