ENTROncamento SONoro 2
EXTRÊME de Lindembergue Cardoso - 1º esboço

ORQUESTRA FITA NARRADOR PROJEÇÃO SPOT 1 SPOT  2
[regida ao vivo]     [slides] [narrador] [orquestra]
      cardoso_titulo01.jpg (91196 bytes)    
      cardoso_titulo02.jpg (45820 bytes)    
ORQUESTRA TOCA TODA A PEÇA,...          [luz total] ... após o último som:
          ... tudo, imediatamente escuro
      Slide 1 - Slide branco    
      Slide 1 - Slide 12 (contraste do 1)
em seguida slides intermediários "da semelhança ao contraste pela transformação" 2 à 12
   
       2.    
       3.    
      4. Slide 3     
      5.    
      6.    
      [7.]    
      [8.]    
      [9.]    
      [10.]    
      [11.]    
      [12.]    
    segurando um cabo de vassoura, diz: (com gestos) "Eis um cabo de vassoura." foco no narrador  
    "Ele possui dois extremos. Sabemos onde acabam os extremos."    
    "Não sabemos, porém, onde começam."    
    "De um extremo ao outro tudo é transição ou, melhor, tudo é cabo." slide 13 - Extrême = contraste    
    "Se cortamos o extremo surge sempre um novo extremo, mas o cabo fica mais curto."      
    "Extremos são limites. Limites materiais pois, ou limites da percepção." cardoso_14.jpg (62724 bytes)
Slide 14 - Entre os extremos há
   
      cardoso_15.jpg (45892 bytes)
15. Trans
   
      cardoso_16.jpg (53864 bytes)
16. Transição
   
    "O extremo agudo e o extremo grave limitam a tessitura da voz e dos instrumentos." cardoso_17.jpg (40616 bytes)
17. Transição = (des)envolvimento
   
voz + instrumentos, v ^ irregularmente ...     cardoso_18.jpg (65892 bytes)
18. Som
   
... (uns lentos, outros + rápidos...          
... defasando as entradas).          
    "Vejamos agora um exemplo com vocês:" cardoso_19.jpg (37584 bytes)
19. Altura
   
     "assobiem baixo e depois o mais agudo possível, repetindo o exercício várias vezes." cardoso_20.jpg (33832 bytes)
20. [v ^]
   
   [o público participa assobiando]   ...    
    "E agora com a voz: ao meu sinal, os da esquerda cantam um som bem grave..."      
    "...  e os da direita um bem agudo. Os instrumentos nos ajudarão."      
v e ^  [o público participa cantando diversos sons]        
    "Os instrumentos são uma extensão da voz. Não existe voz que ultrapasse estes limites: "      
Piano toca: dó3 e logo fá7          
    "Já os instrumentos abrangem extensão bem maior: "      
piano toca: lá1 e logo dó9          
flautim toca lá8 e Tuba toca sol2          
    "Só com sons eletrônicos podemos alcançar os limites da nossa audição."      
    "Eis um som eletrônico agudíssimo, das inaudíveis regiões ultrassônicas, somente perceptíveis..."      
    "...a alguns animais, como o morcêgo. É registrado como som comum pelo osciloscópio."      
 

Osciloscópio: 30.000 Hz (ampliado?)

[mostrando o osciloscópio - NOTA: som gravado e imagem como slide.] osciloscopio.jpg (19440 bytes)
Osciloscópio [*]
   
    "O nosso som, em seguida, terá a sua freqüência gradativamente diminuída o que provocará..."      
    "...um 'glissando' descendente. Cada qual de nós começará a perceber o som em instantes diversos..."      
    "...porque o limite da nossa audição varia de pessoa a pessoa, e decai com a idade."      
 
<bgsound src="audio/30000-30.mp3" loop=0> Osciloscópio: 30.000 Hz \ 30 Hz
   cardoso_22.jpg (36408 bytes)    
    "Quanto mais grave o som, tanto mais rugoso. A partir de 30 Hz, istó é 30 vibrações por segundo,..."      
    "...começamos a distinguir os impulsos e com a diminuição do número de vibrações por segundo..."      
    "...saimos da 'dimensão' altura para entrar na dimensão 'ritmo'. O que muda não é o fenômeno,..."      
    "...mas a nossa percepção."      
    "O seguinte exemplo é de Pierre Schaeffer, compositor e pesquisador francês."      
    "Primeiro ouvimos 1 impulso por segundo, em seguida  2, 4, 8, 16, 24 o que representa o limite..."      
    "...para o nosso ouvido ainda distinguir a sucessão de notas; agora 32, 64, etc..."      
    "...até que a noção 'altura' se estabelece nítidamente."      
    "Tudo isto pode ser comparado com o processo cinematográfico. A impressão de movimento..."      
    "...é resultado da sucessão rápida de imagens. Basta rodar-se um filme mais lentamente..."      
    "...e logo distinguimos as diversas fotografias e a ilusão de movimento se perde."      
Orquestra: ff (triangulo fusas)          
pausa com fermata          
    "O silêncio tem o seu contraste extremo na intensidade fortíssima."      
 


silêncio - bomba explode - silêncio

       
    "Entre o silêncio e o auge sonoro, temos uma grande gama de estágios e a transição do..."      
    "...crescendo e do decrescendo."      
    "Peguem o programa, ou qualquer texto, comecem a ler baixinho crescendo pouco a pouco..."      
    "...até alcançar o limite do gritado, diminuindo depois a intensidade gradativamente até o silêncio."      
0 < > 0 0 < > 0 [fita e público]     0 < > 0 0 < > 0
    "Há também atitudes e emoções que são extremas,... são mais importantes para a força da obra."      
I até S I até S        
    "O violoncelo quer iniciar uma melodia sem, porém, consegui-lo porque o flautim está fazendo troça."      
    "O celo perde a paciência, responde furiosamente deixando o flautim so, mas vitorioso."      
Tuba + flautim          
    "Os extremos se tocam: flautim e tuba tocam uníssono espelhando-se em seguida."      
    "O som muito agudo beira ao silêncio, o som muito grave é ritmo rapidíssimo e..."      
    "...o ritmo extremamente lento beira o silêncio."      
violoncelo: toca som 2" com fermata          
... + fita de player piano        
    A arte é explorar os opostos e tecer transições. Cada obra é uma investida da arte de transformar."   >  
         
      cardoso_poesia_1.jpg (35956 bytes)
A Missa
   
      A Miss    
      cardoso_poesia_2.jpg (36816 bytes)
O Míssil
   
       cardoso_poesia_3.jpg (75984 bytes)
slide poesia de José Paulo Pais
   
Tocar obra inteira de novo         <
 [ FIM ] [ FIM ]   [ FIM ]  [ FIM ]  [ FIM ]  [ FIM ]
NOTA 1: indicações entre colchetes [ ] são acréscimos não presentes no manuscrito.      
NOTA 2: As imagens que apresentam um asterisco entre colchetes [*] não são as originais. Foram incluidas em substituição das imagens não localizadas.     
    NOTA 3: A Fita não foi localizada, sendo todos os arquivos de som desta apresentação, um acréscimo nosso para permitir se ter uma idéia menos incompleta do evento.      

Edição e design desta página: Maurício Falcão Santana, 2003-2004
Esta página foi criada em 15 de Setembro de 2003 e atualizada no Sábado, 24 de Abril de 2004