ENTROncamento SONoro 2
EXTRÊME de Lindembergue Cardoso - 1º esboço
ORQUESTRA
FITA
NARRADOR
PROJEÇÃO
SPOT 1
SPOT2
[regida ao vivo]
[slides]
[narrador]
[orquestra]
ORQUESTRA
TOCA TODA A PEÇA,...
[luz
total] ... após o último som:
... tudo,
imediatamente escuro
Slide 1 - Slide branco
Slide 1 - Slide 12 (contraste do 1)
em seguida slides intermediários
"da semelhança ao contraste pela transformação" 2 à 12
2.
3.
4. Slide 3
5.
6.
[7.]
[8.]
[9.]
[10.]
[11.]
[12.]
segurando um cabo de vassoura, diz: (com
gestos) "Eis
um cabo de vassoura."
foco
no narrador
"Ele possui dois extremos. Sabemos onde acabam os
extremos."
"Não sabemos, porém, onde começam."
"De um extremo
ao outro tudo é transição ou, melhor, tudo é
cabo."
slide 13 - Extrême = contraste
"Se cortamos o extremo surge sempre um novo extremo,
mas o cabo fica mais curto."
"Extremos são limites. Limites materiais pois, ou
limites da percepção."
Slide 14 - Entre os extremos há
15. Trans
16. Transição
"O extremo agudo e o extremo grave limitam a
tessitura da voz e dos instrumentos."
17. Transição = (des)envolvimento
voz + instrumentos, v ^ irregularmente ...
18. Som
... (uns lentos, outros + rápidos...
... defasando as entradas).
"Vejamos agora um exemplo com vocês:"
19. Altura
"assobiem baixo e depois o mais agudo possível,
repetindo o exercício várias vezes."
20. [v ^]
[o público participa assobiando]
...
"E agora com a voz: ao meu sinal, os da esquerda
cantam um som bem grave..."
"...e
os da direita um bem agudo. Os instrumentos nos ajudarão."
v e ^
[o público participa cantando diversos
sons]
"Os instrumentos são uma extensão da voz. Não
existe voz que ultrapasse estes limites: "
Piano toca: dó3 e logo fá7
"Já os instrumentos abrangem extensão bem maior:
"
piano toca: lá1 e logo dó9
flautim toca lá8 e Tuba toca sol2
"Só com sons eletrônicos podemos alcançar os
limites da nossa audição."
"Eis um som eletrônico agudíssimo, das inaudíveis
regiões ultrassônicas, somente perceptíveis..."
"...a alguns animais, como o morcêgo. É registrado
como som comum pelo osciloscópio."
Osciloscópio: 30.000 Hz (ampliado?)
[mostrando o osciloscópio - NOTA: som gravado e
imagem como slide.]
Osciloscópio [*]
"O nosso som, em seguida, terá a sua freqüência
gradativamente diminuída o que provocará..."
"...um 'glissando' descendente. Cada qual de nós
começará a perceber o som em instantes diversos..."
"...porque o limite da nossa audição varia de
pessoa a pessoa, e decai com a idade."
"Quanto mais grave o som, tanto mais rugoso. A
partir de 30 Hz, istó é 30 vibrações por segundo,..."
"...começamos a distinguir os impulsos e com a
diminuição do número de vibrações por segundo..."
"...saimos da 'dimensão' altura para entrar na
dimensão 'ritmo'. O que muda não é o fenômeno,..."
"...mas a nossa percepção."
"O seguinte exemplo é de Pierre Schaeffer,
compositor e pesquisador francês."
"Primeiro ouvimos 1 impulso por segundo, em seguida2, 4, 8, 16, 24 o que representa o limite..."
"...para o nosso ouvido ainda distinguir a sucessão
de notas; agora 32, 64, etc..."
"...até que a noção 'altura' se estabelece nítidamente."
"Tudo isto pode ser comparado com o processo
cinematográfico. A impressão de movimento..."
"...é resultado da sucessão rápida de imagens.
Basta rodar-se um filme mais lentamente..."
"...e logo distinguimos as diversas fotografias e a
ilusão de movimento se perde."
Orquestra: ff (triangulo fusas)
pausa com fermata
"O silêncio tem o seu contraste extremo na
intensidade fortíssima."
silêncio - bomba explode - silêncio
"Entre o silêncio e o auge sonoro, temos uma grande
gama de estágios e a transição do..."
"...crescendo e do decrescendo."
"Peguem o programa, ou qualquer texto, comecem a ler
baixinho crescendo pouco a pouco..."
"...até alcançar o limite do gritado, diminuindo
depois a intensidade gradativamente até o silêncio."
0 < > 0
0 < > 0 [fita e público]
0 < > 0
0 < > 0
"Há também atitudes e emoções que são
extremas,... são mais importantes para a força da obra."
I até S
I até S
"O violoncelo quer iniciar uma melodia sem, porém,
consegui-lo porque o flautim está fazendo troça."
"O celo perde a paciência, responde furiosamente
deixando o flautim so, mas vitorioso."
Tuba + flautim
"Os extremos se tocam: flautim e tuba tocam uníssono
espelhando-se em seguida."
"O som muito agudo beira ao silêncio, o som muito
grave é ritmo rapidíssimo e..."
"...o ritmo extremamente lento beira o silêncio."
violoncelo: toca som 2" com fermata
...
+ fita de player piano
A arte é explorar os opostos e tecer transições. Cada
obra é uma investida da arte de transformar."
>
A Missa
A Miss
O Míssil
slide poesia de
José Paulo Pais
Tocar obra inteira de novo
<
[ FIM ]
[ FIM ]
[ FIM ]
[ FIM ]
[ FIM ]
[ FIM ]
NOTA 1: indicações entre colchetes [ ] são acréscimos
não presentes no manuscrito.
NOTA 2: As imagens que apresentam um
asterisco entre colchetes [*] não são as originais. Foram incluidas em
substituição das imagens não localizadas.
NOTA 3: A Fita não foi localizada, sendo
todos os arquivos de som desta apresentação, um acréscimo nosso para
permitir se ter uma idéia menos incompleta do evento.
Edição e design desta página: Maurício Falcão Santana,
2003-2004
Esta página foi criada em 15 de Setembro de 2003 e atualizada no Sábado, 24 de Abril de 2004