Volume 08
Fernando Cerqueira - Metamorfose

Breve Resenha


Capa Volume 08

Metamorfose foi composta em 1967, para a I Apresentação de Jovens Compositores da Bahia. Essas apresentações incluiam um concurso de obras inéditas, tendo nesse primeiro ano privilegiado as categorias Trio (vl., vc., pf.) e Orquestra Sinfônica.

Metamorfose I - uma das primeiras obras instrumentais compostas por Fernando Cerqueira - foi distinguida nesse concurso com uma menção honrosa.

Com aproximadamente 8’:20” de duração, a obra consta de três movimentos contínuos (sem pausa), que, segundo o compositor, se derivam um do outro. Assim o primeiro (Labirinto) é o gerador do segundo (Grito), enquanto o terceiro (Libertação?) deriva-se da metamorfose dos anteriores.

O principal argumento musical da obra é a complexidade de uma linguagem que justapõe vários materiais distintos, incluindo duas séries dodecafônicas, ciclos intervalares (de 1, 2 e 3 semitons), e um motivo tetracordal. Podemos dizer que as séries dodecafônicas são o fio condutor da elaboração composicional, pois os outros materiais citados podem-se revelar como sugeridos pela estrutura das séries empregadas, assim como sua função pode-se identificar com a “ambientação sonora” da evolução serial. Mas não se pode dizer que se trata de uma obra dodecafônica, pois o tratamento serial se encontra bastante liberado das diretrizes técnicas e ideológicas do sistema.

A análise de Ilza Nogueira observa, em cada movimento, sua estrutura íntima, de tensões e resoluções; e entre um e outro movimentos, a expressividade da sua relação dialética, isto é, sua interdependência estrutural.

Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1




© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.