Volume 15
Rinaldo Rossi - Paisagem Agônica II

Breve Resenha


Capa Volume 15

Esta obra foi composta em 1967 (apenas um ano após "Do Diálogo, Morte e Ressurreição do Agoniado") e mereceu o Prêmio "Universidade Federal da Bahia" no Concurso de Composição "Apresentação de Jovens Compositores da Bahia", realizado no mesmo ano. Ela foi estreada no Teatro Castro Alves em 17 de novembro de 1967 pela Orquestra Sinfônica da UFBA sob a regência de Roberto Schnorremberg, e reapresentada em 26 de abril de 1968 na Reitoria da UFBA regida por Rossi.

Segundo a nota do programa da estreia, escrita por Rossi "Paisagem Agônica II" além da forma pode ser o drama do homem mais comum e mais incomum. Dentro da forma, não se pretende chegar a nenhuma estética, nenhuma escola, nenhum nacionalismo, a forma foi conseguida à par da própria invenção. Eu acredito que a arte, como a vida, deve ser inventada.

A análise de Pablo Sotuyo Blanco destaca, a partir dos elementos musicais, os diversos níveis de origem dos materiais utilizados por Rossi e os níveis da sua elaboração, se permitindo relativizar a supracitada afirmação de Rossi, através da identificação dos diversos Modelos Pré-Composicionais (MPC) utilizados pelo compositor.

Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1




© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.