Volume 01
Ernst Widmer - Diálogo do Anjo com as três Mulheres (Officium Sepulchri)

Breve Resenha


Capa Volume 01

O Officium Sepulchri (Diálogo do Anjo com as Três Mulheres) foi composto especialmente para o Concerto da a Semana Santa de 1966, evento que deu origem ao Grupo de Compositores da Bahia.

Uma instrumentação de sopros de madeira (1/1/1/1), metais (2/2/2/1), percussão (tímpanos, bombo, sinos de conchas e duas sirenes) realiza a ambientação musical do breve texto do De antiquis ecclesiae ritis, no qual um anjo anuncia a ressurreição de Jesus às três mulheres que tinham ido visitar o sepulcro: Maria Madalena, Maria (mãe de Tiago) e Salomé.

Partindo da observação de que o programa implícito na peça é a sugestão, a evocação sonora, a análise de Ilza Nogueira focaliza a obra em contexto harmônico e motívico, traçando um paralelo com A Catedral Submersa de Debussy. Através de conceitos e ferramentas da Teoria dos Conjuntos de Classes-de-Notas de Allen Forte, a autora demonstra um processo composicional que se vale de um contexto harmônico altamente tradicional - a diatonia, tratando-o, porém, de uma perspectiva não tradicional: como coleção, e não como ordem.

Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1




© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.