Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1


foto Alda Jesus de Oliveira
Alda Jesus de Oliveira (olival@ufba.br)


ALDA JESUS DE OLIVEIRA é educadora musical, pianista e compositora. É Doutora em Educação Musical pela Universidade do Texas em Austin (1986) e Mestre em Composição pela Universidade de TUFTS (1979), quando foi aluna do eminente compositor norte-americano Thomas Jefferson Anderson.

Durante os cursos de graduação em Música (Bacharelado em piano e Licenciatura em Música) na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, foi incentivada a compor nas aulas de Literatura e Estruturação Musical, Teoria da música, Apreciação musical e Metodologia da música, dos professores Ernst Widmer e Jamary Oliveira. Nessa época, participou como pianista, percussionista e ouvinte de muitas das atividades artísticas e de ensino do Grupo de Composição da Bahia, o que a influenciou na criação de estruturas sonoras e composições didáticas usando técnicas e sonoridades daquele momento histórico na UFBA. Também participou intensamente dos Festivais de Arte organizados por Ernst Widmer como solista (ao piano) ou membro de conjuntos ocasionais para as estréias de obras.

Na 3ª Apresentação de Compositores da Bahia (1969) ganhou o Prêmio Departamento de Educação Superior e da Cultura (categoria didática) com as obras didáticas O Foguete(conjunto misto), O Zoológico (canções para a iniciação musical), e Quarteto para flautas doce e pratos de porcelana. No I Concurso Nacional de Composição Conjunto Música Nova (1975), obteve o terceiro prêmio com Agre Som. Em 1992, Alda Oliveira foi mais uma vez premiada (primeiro prêmio) no "Concurso de Compositoras" organizado pelo Instituto Goethe, e apresentou três de suas obras em Heildelberg, em vários concertos: In Memoriam, Widmeriana e Azikirê.

Durante o Mestrado em Composição nos EUA, teve obras executadas em Boston (5 Canções para soprano e piano). A sua obra de conclusão do curso, Bahianas (3 peças para 13 instrumentos) foi apresentada na III Bienal de Música Brasileira Contemporânea (1979). A crítica de Ronaldo Miranda para o Jornal do Brasil destaca a sua participação nessa Bienal da seguinte forma: "Dos compositores baianos da noite, Alda Oliveira obteve os melhores resultados com sua linguagem menos ousada do que a habitualmente usada pelos seus conterrâneos, porém repleta de significação musical."Bahianas se encontra gravada pelo selo FUNARTE (LP - 356 404 032 e K7 - 356 701 032 MMB84.042).

Cristina Gerling, pianista riograndense, gravou em CD a sua peça para piano solo Azikirê (UFRGS, Série Intermúsicas, 2000).

Alda atualmente tem escrito peças com funções educativas e sociais, ou direcionadas a alguns músicos que interpretam música contemporânea, como o percussionista Gilmar Martins.



LISTA CRONOLÓGICA (INVERSA) DE OBRAS

2011 - "SAMU", canção para côro misto a uma voz.
- "Irmã Dulce", canção para coro misto a duas vozes com acompanhamento de piano.
- "O ABMIRAM Mundo Novo" para marimba e tambores (solo).
- "Passeio pelo Espaço, canções para coro infantil (uníssono e duas vozes).
2009 - "Dança das Princesas" para piano e voz.
2004 - "Arca de Noé", canção infantil.
2003 - "Passeio no Zoológico", 10 canções infantis (livro em Português e Inglês com CD). Salvador: Solisluna Ed., org. SONARE Ltda.
1998 - "Báfrica", para piano solo
1996 - "Capoeira" para coro.
1995 - Arranjos para coro de música traditional: "Alodê", "Xorodô", "Gira girou".
1990 - "Tecendo a Manhã", para vários instrumentos e vozes. Texto de João Cabral de Melo Neto.
- "Widmeriana" para piano solo.
- "Azikirê" para piano solo.
- "Widmeriana II" para voz e piano. Texto tradicional.
1989 - "In Memoriam" para 6 instrumentos.
UFBA: Série Compositores da Bahia, 1990.
1981 "Bibi fonfon" para banda.
1980 - "Boneco de Cera", para coro a três vozes.
1978 - "Cinco canções para voz e piano" (Hasty Act, Sonnet LXXIV, Procrastination, Wake Up Sleeper, Sonnet XCIII). Texto de Nelson Cerqueira.
- "Baianas" para 13 instrumentos.
- "Saci Pererê" para vários instrumentos.
- "Acento no assento", música funcional para o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA.
- "MUTA-SOM" para piano solo.
1975 - "AGRE-SOM" para vários instrumentos.
1972 - "Fundo do Mar", música funcional para dança infantil.
- "Contratêmcope" para piano solo.
1971 - "MEUSEUNOSSO", para vários instrumentos.
1970 - "Túbala" para vários instrumentos e outros objetos sonoros.
1969 - "201" Quarteto para flautas de madeira e 3 pratos de porcelana.
- "O Foguete", para conjunto instrumental misto e vozes infantis.
1967 - 80 canções para aulas de musicalização.


© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.